A região dos vales dos rios Reno e do Mosel só pode ser definida como mágica. Nenhuma outra região da Alemanha conta com tantos castelos e palácios tão bem preservados e tão próximos uns aos outros. Além disso, os vales destes rios são repletos de pitorescas cidades, muitas vezes datadas do período romano e de muitas vinícolas tão antigas quanto.
Vales com vinícolas ponteados por castelos medievais e antigas cidades romanas – o vale do Reno é único e mágico.
Um dos muitos castelos visitados na região – Eltz
Apesar de serem muito próximos e terem sua confluência no chamado Deutsches Eck ( “a esquina alemã” ), os rios Reno e Mosel possuem suas próprias características históricas, culturais e geográficas.
O Reno, com suas muitas curvas sinuosas e corrente mais rápida, ainda hoje serve como importante via fluvial. Em seus vales mais largos é possível apreciar os diversos castelos e antigas cidades que se misturam ao verde das colinas.
Já o rio Mosel é mais calmo e possui menos curvas; é um rio de lazer no qual é possível passear de barco privado com maior tranquilidade. Possui também menos castelos, porém acredite, os que possuem são de tirar o fôlego – com especial atenção ao castelo de Eltz. Suas cidades, que se espalham em maior distância pelas suas margens, são também, sem dúvida, um ponto de parada importante.
A região já é um grande centro turísticos para os alemães, mas ainda é relativamente desconhecida fora da Alemanha
A vista do rio Reno a partir de Rüdesheim
Nossos passeios pelos vales do Reno e Mosel
O melhor roteiro pela região dos vales do Reno e Mosel será desenhado de acordo com os seus gostos, já que a região tem um número imenso de atrações e locais a serem visitados.
Os roteiros podem ser flexibilizados em caso de imprevistos, como mudança no tempo.
Desde o transporte, a passeios guiados e eventos especiais como degustação de vinhos em castelos ou visita às antigas muralhas romanas, tudo é possível. Entre o total acompanhamento durante sua experiência e somente um leve suporte com serviços pontuais, o leque é amplo.
Um exemplo de um passeio de 7 dias pelo Reno com acompanhamento em Português
Dia 1 – Chegada em Frankfurt (possível adaptar para chegada em outras cidades)
Caso a chegada ocorra pela manhã, passeio guiado pela cidade à tarde.
Dia 2 – Transfer e chegada a Koblenz (Barco ou transfer em veículo privativo)
Passeio em Koblenz e visita à Fortaleza de Ehrenbreitstein
Opção de hospedagem em castelos da região
Dia 3 – Visita ao castelo de Eltz, com passeio de barco pelo rio Mosel
Passeio por Cochem
Retorno a Koblenz em transfer privado ou barco
Vinho e jantar em adega local ao final do dia
Dia 4 – Visita ao castelo Marksburg com passeio de barco pelo rio Reno
Passeio guiado pelo castelo de Stolzenfels
Visita ao monumento Königstuhl
Dia 5 – Visita ao castelo Rheinfels com almoço no castelo
Hospedagem hotel na região
Prova de vinhos
Dia 6 – Visita ao castelo de Reichenstein com almoço em Rüdesheim
Visita ao monumento Niederwalddenkmal, em Rüdesheim
Dia 7 – Transfer de retorno a Frankfurt
Algumas das atrações da região do Reno e Mosel:
Castelos, castelos e muitos castelos. Esta região é pontuada por castelos de beleza indescritível, muitos deles reformados ao longo dos seculos se apresentam como monumentos a diversas eras arquitetônicas, outros foram poucos modificados e permanecem congelados no tempo, nos permitindo uma janela direta ao passado.
Cidades históricas do Vale do Reno:
As pequenas cidades nessa região possuem segredos, lendas e contos que por milhares de anos fascinam aqueles que a visitam.
Boppard – um dos melhores exemplos dessa história viva e fascinante. Em uma das mais belas curvas do Reno, nela conhecemos desde os restos de uma fortaleza romana até um pouco do impacto da Segunda Guerra na região.
Bacharach – com o castelo de Stahleck comandando a vista da cidade, suas muralhas que abraçam a cidade, não existe viajante que não se encante com Bacharach e suas muralhas.
Koblenz (Coblença) – a maior cidade do vale, antigo centro de poder da Ordem Teutônica na região, marcada pela confluência dos rios Reno e Mosel.
Rüdesheim am Rhein – a cidade mais visitada da região com seus vinhedos, a loja Käthe Wohlfahrt de artigos natalinos e, é claro, o teleférico e o monumento Niederwalddenkmal.
Bacharach
Rüdesheim
“Em nossos passeios, vamos conhecer o melhor dessas e outras cidades e vilas da região, aproveitando o melhor sem filas e sem multidões.”
____
Vinícolas:
A região é um dos grandes centros produtores de vinho, em especial o Riesling. A atividade viticultora já é presente na região desde o período Romano.
Belezas naturais: os vales dos rios Mosel e Reno possuem grande beleza natural, sendo em boa parte protegidos com reservas e parques.
Atividades e eventos: durante sua estadia, podemos organizar diversos eventos para criar uma viagem ainda mais inesquecível.
Alguns exemplos:
Jantar em barco no Reno
Visitas privativas a vinícolas e degustação de vinhos em castelos
Localizada no sul da Suábia, próxima à Baviera, está a região de Allgäu, que também abrange parte do seu território Baden-Württemberg e Áustria. Allgäu é conhecida por seus alpes, pastagens com muito […]