Uma opção de passeio para quem está no meio-oeste da Alemanha é o grão-ducado de Luxemburgo. Sua capital, a cidade de Luxemburgo, está a apenas a 35 km da fronteira com a Alemanha.
Com uma população de 600 mil habitantes, equivalente à cidade de Stuttgart, Luxemburgo é um dos menores países da Europa e o único grão-ducado existente no mundo atualmente. Seu pequeno território, no entanto, guarda belas florestas, castelos e uma rica e charmosa capital.

Em contrapartida às suas discretas dimensões, Luxemburgo possui o maior PIB per capita mundial (dados do FMI em 2020). Isso se espelha em algumas características que podemos observar durante uma passeio guiado pela sua capital, como ruas limpas, transporte seguro e eficiente, e uma cidade calma e organizada. Muitos investidores estrangeiros optam por abrir uma sede ou matriz em Luxemburgo, já que o país oferece vários incentivos fiscais.

Sua posição estratégica lhe assegurou ser uma das maiores fortalezas da Europa desde o século XV, onde era chamada de “Gibraltar do Norte” devido à sua impenetrabilidade. Porém, em 1866, França e Prússia trocam fagulhas e por pouco não declaram guerra pela posse da fortaleza de Luxemburgo, onde acabaram assinando o Tratado de Londres de 1867, que exigia o desmonte da fortaleza e que Luxemburgo fosse colocada em perpétua neutralidade, conduzindo para o fim do uso como local militar pelo país. Atualmente é possível visitar o que restou das fortalezas, que junto com o bairro antigo da cidade foram listados como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Uma das curiosidades de Luxemburgo é que um quarto de sua população fala português, além de alemão, francês, (línguas oficiais), inglês e claro, o luxemburguês, que possui influências dos países vizinhos (França, Alemanha, e Bélgica). Desde 2010, o luxemburguês é considerado uma língua vulnerável, ou seja, que possui grandes riscos de desaparecer nas próximas décadas. Para contornar isto, o governo local adotou medidas para preservar e tornar o idioma um dos oficiais da União Europeia. É comum observarmos troca de diálogos em mais de um idioma, no qual uma pessoa pergunta em alemão e outra responde em luxemburguês, por exemplo.


Um ponto da fortaleza de Luxemburgo que o viajante não pode deixar de conhecer são as Casemates du Bock. As casamatas são fortificações que possuem o objetivo de defesa militar, e nesse caso específico ainda possuiam a vantagem de estarem as falésias rochosas, acima do rio Alzette. Estas fortificações começarama ser construídas em 963, pelo Conde Siegfried, junto ao seu castelo, o Lucilinburhuc, a partir de onde a cidade de Luxemburgo se desenvolveu.

O relevo de Luxemburgo é realmente incrível, que nos proporciona admirar paisagens como não vemos em qualquer outro lugar, com planaltos, e um vale no meio da cidade, o viajante pode fazer um passeio e conhecer a Place de la Constitution, da qual terá uma visão panorâmica impressionante.

Além deste, há diversos pontos interessantes na cidade, como o museu que conta a história do país (Lëtzebuerg City Museum), que no passado já foi um forte produtor de luvas para toda a Europa. Além desta, em nosso passeio guiado em Luxemburgo, você descobre diversas curiosidades, como vestimentas antigas medievais preservadas.

Para os viajantes que estão na Alemanha e desejam incluir Luxemburgo em seu roteiro, ou fazer um passeio guiado em Luxemburgo, realizamos este passeio a partir de diversas cidades na Alemanha. Entre em contato para saber mais sobre nossos passeios e viagens personalizadas.
