Do blog

O que fazer além do Neuschwanstein: o que conhecer nos arredores?

O Castelo de Neuschwanstein, localizado na Baviera, é uma das atrações mais famosas da Alemanha, atraindo milhões de visitantes de todo o mundo. No entanto, sua beleza e valor histórico não são os únicos motivos para visitar esse castelo. Pois, Neuschwanstein também fica perto de outras atrações que valem a pena uma visita.

Em suas proximidades, você pode visitar locais como o Castelo de Hohenschwangau e os lagos alpinos, entre outros pontos turísticos que você irá conhecer mais de perto nesse post. Aproveite a leitura!

Castelo de Hohenschwangau – O castelo vizinho de Neuschwanstein

O Castelo de Hohenschwangau fica a aproximadamente 2 km de distância do Castelo de Neuschwanstein. Um trajeto que pode ser percorrido facilmente em poucos minutos. 

Imagem: Hans (Pixabay)

Hohenschwangau é conhecido por ter sido a residência de infância do rei Ludwig II, que ficou conhecido como o Rei Louco. Nesse castelo, Ludwig passou boa parte dos anos da sua infância e juventude, até finalmente se mudar para Neuschwanstein, um castelo que ele mesmo mandou construir após assumir o trono da Baviera em 1864. 

O Castelo de Hohenschwangau foi construído pelo Rei Maximiliano II, pai de Ludwig II, e por muitos anos e serviu como residência oficial de veraneio e caça para a família real. 

Importância histórica do Castelo de Hohenschwangau

O Castelo de Hohenschwangau, na verdade, é uma reconstrução de um antigo castelo conhecido como Schwanstein, iniciada em 1833 e finalizada em 1855, por Maximiliano II. Mas, o local é muito mais antigo. Pois, a primeira menção há uma construção erguida nessa localidade é da fortaleza Schwangau (Distrito dos Cisnes), mencionada no século XII.

Desde então, a construção ficou em ruínas e foi reconstruída diversas vezes, mudando de proprietários ao longo dos séculos, até chegar nas mãos do Rei Maximiliano II, que precisou recomprar de volta o castelo, pois seu avô, Maximiliano I José da Baviera, o havia vendido em 1820.

Ou seja, quem visita Hohenschwangau, na verdade, está visitando um local que é muito mais antigo do que o século XIX, carregando séculos de história.

Arquitetura do Castelo de Hohenschwangau

A arquitetura do castelo reflete o romantismo do século XIX, com elementos neogóticos que evocam a era medieval. A fachada externa é de pedra amarela, e conta com telhados de duas águas, típicos do estilo neogótico, e portas de madeira maciça, com detalhes em ferro forjado. Suas janelas são em formato de arco, refletindo o estilo romântico do edifício.

Já o interior é decorado com afrescos que retratam cenas de lendas germânicas e histórias da Baviera. Além disso, também existe mobília original da época em que a família real viveu no castelo, um detalhe que oferece uma visão mais detalhada do estilo de vida da corte bávara da época. 

O Castelo de Hohenschwangau também conta com um terraço que oferece uma vista privilegiada do Castelo Neuschwanstein. 

Alpsee – O lago de águas cristalinas próximo ao castelo

Outro local mágico que você pode visitar nas proximidades do Castelo de Neuschwanstein é o Lago Alpsee, um lago sereno, conhecido pelas suas águas cristalinas e beleza das paisagens naturais montanhosas que o cercam.

O Alpsee ocupa 88 hectares e tem uma circunferência de 4,70 km. Como está distante há apenas 1 km de Neuschwanstein, chegar até lá é muito fácil e rápido, com o benefício de aproveitar as paisagens únicas do trajeto. 

Neuschwanstein e Hohenschwangau com Alpsee ao fundo. (Imagem: Jörg Vieli – Pixabay)

Atividades no Lago Alpsee

O Lago Alpsee é um ambiente tranquilo, que oferece um espaço seguro para caminhadas relaxantes, e uma ocasião perfeita para fazer fotos de recordação da sua viagem. Mas, isso não é tudo que você pode fazer em seu passeio pelo Alpsee.

Se você visitar a região durante os meses mais quentes, especialmente no verão europeu, entre junho e setembro, é possível alugar barcos ou pedalinhos para passear pelo lago. Outra atividade possível é o banho, já que o Alpsee é considerado um dos lagos mais limpos em toda a Alemanha.

A trilha ao redor do lago

Ao redor do lago também existem trilhas que permitem aos visitantes explorar a natureza local e apreciar vistas panorâmicas dos Alpes. Uma rota popular conecta Hohenschwangau, passando pelo Alpsee, até o Castelo de Neuschwanstein, oferecendo uma experiência completa da região.

Para fazer esse passeio, vista roupas confortáveis adequadas ao clima, use tênis de preferência e não esqueça a sua garrafa de água, além da sua máquina fotográfica, ou celular, para registrar as belas paisagens locais.

Tegelberg – A montanha para esportes e vistas panorâmicas

Conhecida pelas vistas panorâmicas que proporciona, e por ser um bom local para prática de esportes radicais, a montanha Tegelberg está localizada a aproximadamente 2 km a sudoeste do Castelo de Neuschwanstein, na região da Baviera. 

Com uma altitude de 1.881 metros, ela oferece vistas privilegiadas da cidade de Schwangau, dos castelos vizinhos e dos Alpes bávaros

No verão, Tegelberg apresenta uma paisagem verdejante, repleta de árvores e condições propícias para a visitação. Já no inverno, a montanha oferece uma linda vista para os turistas com sua paisagem coberta de neve, além de proporcionar a prática de atividades esportivas típicas de inverno.

Atividades disponíveis na Montanha Tegelberg

Para quem decidir visitar a montanha Tegelberg, é possível subir de bondinho teleférico até o topo, um momento que proporciona vistas únicas da região. Para aqueles que preferirem, existem diferentes trilhas que levam ao topo da montanha no verão. 

Por exemplo, uma trilha popular conecta o Castelo de Neuschwanstein ao topo da Tegelberg. O roteiro dessa trilha começa na estação do vale do teleférico de Tegelberg, passa pela garganta de Pöllat e pelo Castelo de Neuschwanstein, até finalmente chegar a estação no alto da montanha do teleférico de Tegelberg. 

No entanto, no inverno, essa trilha costuma ficar fechada, devido às condições climáticas. O mesmo pode acontecer com algumas outras trilhas locais.

Vistas panorâmicas e esportes radicais

Uma vez no topo, os visitantes podem apreciar as vistas panorâmicas que a montanha oferece, além de praticar esportes como parapente (verão e inverno), e esqui (inverno), no Centro de Esqui Cross Country Nórdico DSV. Para descer, é possível voltar de teleférico ou fazer uma trilha. 

Vale dizer que as trilhas disponíveis apresentam diferentes níveis de dificuldades, para que tanto iniciantes, quanto praticantes experientes, possam ter uma boa experiência. Inclusive, até mesmo restaurantes podem ser encontrados ao longo de algumas rotas, permitindo que os visitantes possam ter um momento de descanso na subida ou descida.

Rotas de escalada e atividade para crianças no verão

Quem gosta de escalar, também encontra na Montanha de Tegelberg diferentes rotas de escaladas, com opções que variam em níveis de dificuldade, permitindo que iniciantes e escaladores mais experientes se divirtam em uma rota adequada.

Além disso, a região ao redor da montanha Tegelberg oferece diversas atividades para famílias com crianças, como o tobogã de verão e trilhas acessíveis, proporcionando opções de lazer para todas as idades.

Füssen – A charmosa cidade medieval próxima ao castelo

Füssen é uma cidade pequena localizada no extremo sul do país, distante apenas 5k da fronteira com a Áustria, e considerada como a última cidade da chamada Rota Romântica da Alemanha. Esse local serve de base para muitas pessoas que visitam os castelos de Hohenschwangau e Neuschwanstein, afinal, é a cidade mais próxima dessas atrações.

A cidade é acolhedora, e apesar de pequena, tem uma boa infraestrutura turística, com boas opções de hospedagem, restaurantes, cafés e outros comércios. Portanto, a cidade é uma excelente opção para almoçar e pernoitar.

Quem preferir ficar em uma cidade maior, pode optar por Munique, e pegar o trem direto para Füssen, além de contar com opções de passeios de bate e volta saindo de Munique.

Destaques da cidade Füssen

Mas, independente de ficar em Füssen ou Munique, é recomendado reservar algum tempo para conhecer melhor a cidade de Füssen, pois também existem atrações turísticas que valem a pena visitar por lá.

Füssen destaca-se por seu centro histórico bem preservado, onde ruas estreitas e praças antigas convidam os visitantes a explorar sua rica história. No centro histórico também é possível encontrar diversos restaurantes que servem pratos tradicionais bávaros e culinária internacional, proporcionando uma boa experiência gastronômica.

Um dos principais marcos da cidade é a Abadia de St. Mang, um mosteiro beneditino fundado no século VIII. Este complexo barroco, situado às margens do Rio Lech, abriga a Basílica de St. Mang e o Museu da Cidade de Füssen, que exibe artefatos históricos e culturais da região.

Outro destaque natural é a Cachoeira Lechfall, localizada próximo de Füssen. O local permite vistas panorâmicas da cidade e dos arredores, sendo uma boa escolha para fazer caminhadas, apreciar a natureza e praticar atividades ao ar livre. Além disso, em Lechfall também há um monumento dedicado ao Rei Maximiliano II, que apreciava a beleza da cachoeira, e promoveu a região como uma área de lazer.

Wieskirche – A igreja rococó patrimônio da UNESCO

A Igreja de Wies, ou Wieskirche é uma construção histórica, erguida entre os anos de 1745 até 1754, localizada em uma zona rural no sudoeste da Baviera, a aproximadamente 5 km de Steingaden. 

O local é bem preservado, e a sua construção teria sido motivada por um milagre ocorrido em 1743, quando uma camponesa relatou ter visto uma estátua local de Jesus Cristo chorando, fato que começou a atrair muito peregrinos para a região.

A igreja foi reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, devido ao seu valor histórico e cultural.

Wieskirche está localizada a aproximadamente 20 quilômetros a nordeste do Castelo de Neuschwanstein, e o trajeto de carro leva em torno de 25 a 30 minutos, dependendo das condições do trânsito.

Arquitetura rococó

A igreja foi projetada em estilo Rococó, com design oval característico desse estilo arquitetônico, pelos irmãos Johann Baptist e Dominikus Zimmermann, após 2 anos de intensa peregrinação ao local. 

Sua fachada apresenta uma combinação de cores branco e rosa, com portas ornamentadas com molduras elaboradas e detalhes em estuque, e janelas dispostas de forma planejada, para ampliar a luz natural no interior. Já no interior, o visitante encontra afrescos e estuques cobrindo as paredes e o teto.

Os afrescos no teto, atribuídos ao Johann Baptist Zimmermann, retratam cenas da vida de Cristo e da Virgem Maria. Enquanto o altar principal é dedicado ao “Cristo Flagelado”, cuja imagem é o centro de uma tradição de peregrinação desde 1738.

Garmisch-Partenkirchen – O coração dos Alpes alemães

Garmisch-Partenkirchen é uma cidade no sul da Alemanha, na região da Baviera, próxima à fronteira com a Áustria. Formada em 1935 pela fusão das vilas de Garmisch e Partenkirchen, a cidade é reconhecida por sua longa tradição em esportes de inverno e por sediar eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos de Inverno de 1936.

A cidade de Garmisch-Partenkirchen fica um pouco mais longe do Castelo de Neuschwanstein, no entanto, distante cerca de 65 km. Ainda assim, é possível fazer o trajeto de carro em aproximadamente 1h15, dependendo das condições do tráfego.

Atrações principais de Garmisch-Partenkirchen

Apesar de ser famosa pelos esportes de inverno, Garmisch-Partenkirchen é um bom destino turístico para quem gosta de práticas esportivas o ano todo.

Na cidade, é possível visitar Zugspitze, que com 2.962 metros de altitude, é a montanha mais alta da Alemanha. O local oferece vistas panorâmicas, e delimita a fronteira entre a Áustria e a Alemanha. Para chegar ao pico, o visitante pode optar por um passeio de trem ou subir de bondinho.

Garmisch-Partenkirchen na Alemanha. Guia brasileiro na Alemanha. Alpes.

Outro local recomendado para visitar em Garmisch-Partenkirchen é o Partnachklam, um desfiladeiro esculpido pelo rio Partnach ao longo de milênios. Com aproximadamente 700 metros de extensão e paredes que atingem mais de 80 metros de altura, a garganta oferece uma trilha segura que permite aos visitantes apreciar de perto as formações rochosas e as cascatas.

Há ainda o Lago Eibsee, que está situado nos pés da montanha de Zugspitze e fica há aproximadamente 9 km da cidade de Garmisch-Partenkirchen. Conhecido por suas águas cristalinas de tonalidade turquesa, o lago cobre uma área de 1,77 km² e possui oito ilhas. É um destino popular para práticas como natação, passeios de barco e caminhadas relaxantes ao redor da sua margem.

Garmisch: um destino excelente para explorar a natureza e a região dos Alpes

Em Garmisch-Partenkirchen os visitantes encontram várias atrações naturais que possibilita a prática de esportes, vistas incríveis e atividades relaxantes. O destino se destaca como coração dos Alpes, local perfeito para conhecer a natureza e a região alpina.

Além das atrações que já mencionamos, a cidade oferece ainda atividades de ciclismo e escalada, com boa infraestrutura para outras atividades esportivas, como diferentes esportes de inverno, como esqui.

Königssee – O lago mais bonito da Alemanha

O Lago Königssee é um lago glacial situado no sudeste da Alemanha, próximo à cidade de Schönau am Königssee. Conhecido pela sua beleza natural, o lago é parte do Parque Nacional de Berchtesgaden, o único parque nacional alpino do país, fundando em 1978, que abrange uma área de 210 km².

Distante aproximadamente 248 km do Castelo de Neuschwanstein, e o trajeto de carro até leva em torno de 3 horas, dependendo das condições do trânsito. Ainda assim o lago Königssee vale a sua visita, e há diversos motivos para isso, como verá a seguir.

Passeio de barco pelo lago

O Königssee possui águas esverdeadas, e é cercado por montanhas. Para apreciar toda essa beleza de perto, é possível fazer um passeio de barco. Os barcos partem do cais em Königssee, no extremo norte do lago, e seguem até pontos como St. Bartholomä, sob a parede leste do Watzmann, e Saletalm, no extremo sul do lago.

Por fim, passear pelo lago Königssee de barco proporciona uma experiência interessante e única, que só existe ali: o eco natural do Königssee. Para demonstrar o fenômeno, frequentemente demonstrado pelos guias locais que tocam trompete, criando um espetáculo sonoro nas montanhas ao redor.

Os barcos de passeio funcionam o ano todo, mas o horário muda conforme as estações. É preciso comprar um ingresso para passear, o que pode ser feito online, ou diretamente no cais do parque.

Visita à Igreja de St. Bartholomä

Na margem oeste do lago você também pode visitar a Igreja de St. Bartholomä, uma igreja católica de peregrinação fundada no século XII e reconstruída em estilo barroco em 1697, com paredes brancas e telhados vermelhos vinho, inspirada na Catedral de Salzburgo.

Dedicada a São Bartolomeu, os visitantes podem acessar a igreja em um passeio de barco, ou em uma longa caminhada pelas margens do lago. 

A entrada é gratuita. Para visitantes que pretendem ir de barco até o local, é importante verificar a disponibilidade e horários de funcionamento, especialmente no inverno, quando o serviço é reduzido.

Caminhada até o Obersee

A partir do Lago Königssee, os visitantes podem chegar até o isolado e paradisíaco Lago Obersee, situado no Parque Nacional de Berchtesgaden.

Para chegar ao Obersee, é necessário embarcar em um barco elétrico no extremo sul do Lago Königssee, desembarcando na estação de Salet. A partir daí, uma caminhada de aproximadamente 15 minutos leva os visitantes à margem norte do Obersee, onde a trilha ao longo da costa oferece vistas panorâmicas do lago e das montanhas circundantes.

No local, além das águas cristalinas do lago Obersee, os visitantes podem aproveitar trilhas com diferentes níveis de dificuldade. Entre elas, está a trilha que leva a Fischunkelalm, uma cabana de pescadores localizada na extremidade sul do lago. É uma trilha de dificuldade moderada, que requer de 1 a 2 horas para ser concluída.

Uma viagem bem planejada

O Castelo de Neuschwanstein é apenas o ponto de partida para explorar a riqueza cultural e natural da região da Baviera. Além do castelo, há diversas atrações que merecem ser visitadas, todas oferecendo experiências únicas e complementando a visita a Neuschwanstein.

Para aproveitar ao máximo sua viagem, é recomendado criar um roteiro personalizado que leve em consideração seus interesses específicos, seja história, natureza ou cultura. Para isso, o nosso serviço especializado pode ajudar, inclusive, contando com guias que falam português para seus passeios aos Castelos do Rei Ludwig II.

Entre em contato, e veja como é simples ter uma boa experiência de viagem na Alemanha, sem se preocupar com transportes, trajetos, hospedagem ou barreiras de idioma!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Dentre as opções abaixo, qual você mais gostaria?
Gostariam da nossa ajuda?
Como chegou até aqui?

Deixe um comentário

Inspire-se com o nosso blog

Castelo de Heidelberg. Guia brasileiro na Alemanha. Turismo na Alemanha.

Bate e volta de Frankfurt: Heidelberg, Vale do Reno, Rothenburg

Explorar as cidades ao redor de Frankfurt em “bate e voltas” é uma excelente maneira de conhecer a diversidade e a riqueza cultural, histórica e natural da região. Vamos ver algumas cidade […]

Os Alpes

As imensas montanhas que cortam a Europa central fascinam com sua grandiosidade e marcam toda uma cultura e estilo de vida das regiões em que se localizam

Os Alpes são as cordilheiras mais altas e […]