Do blog

Antepassados na Alemanha

Uma viagem a lazer, mas também em busca das raízes na Alemanha

Nos séculos XIX e XX ocorreu um grande fluxo migratório de alemães por conta de problemas sociais que ocorriam na Europa. Dessa forma, eles procuravam um destino para uma nova vida, e o destino escolhido por cerca de 250 mil alemães foi o Brasil, principalmente o sul do país. Muitas pessoas tem curiosidade de saber de onde vem o sobrenome de sua família, ou onde fica a cidade ou vilarejo de onde seus antepassados alemães saíram.

Pomerode, em Santa Catarina – a forte influência alemã deixada pelos emigrantes é presente até hoje na arquitetura, tradições e costumes da cidade.

Já pensou em conhecer o local do qual seus antepassados alemães vieram?   Você sabe de onde vem o seu sobrenome e gostaria de visitar o local? A sua viagem à Alemanha pode se tornar ainda mais rica com a experiência de conhecer estes locais. Com os nossos guias e viagens personalizadas, você pode visitar os mesmos locais nos quais os seus antepassados alemães estiveram. Mas como isso é possível? Na Alemanha existem muitos museus e regiões em que você pode encontrar o seu sobrenome, como por exemplo:

• Região de Hunsrück

Geierlay, a maior ponte suspensa da Alemanha, localizada na região de Hunsrück .

A região do Hunsrück, cercada pelos belos vales dos rios Reno e do Mosel, no estado da Renânia-Palatinado, é um local que atrai muitos turistas, não apenas pela beleza, mas porque de Hunsrück saíram muitos emigrantes alemães no século XIX. Até hoje, variações do dialeto Hunsriqueano sao faladas em algumas comunidades descendentes de alemães no Brasil.

• BallinStadt – Museu da Emigração – Hamburg

Porto de Hamburgo, local do qual muitos imigrantes embarcaram em busca de melhores condições de vida.

A maior casa de hóspedes do mundo, construída em 1901, o local oferecia abrigo e hospedagem para os emigrantes. A idealização do projeto deve-se ao empresário Albert Ballin, na época diretor da HAPAG. Para a busca de seus antepassados alemães, BallinStadt oferece acesso ao banco de dados com lista de passageiros de 1850 a 1934.

• Centro Alemão de Emigração de Bremerhaven – Bremen

Deutsches Auswandererhaus (Casa da emigração alemã) em Bremerhaven.

Neste museu interativo, o visitante segue os mesmos passos de um Emigrante desde a partida, experiências e chegada ao Novo Mundo. Ao final, o visitante tem acesso a dois bancos de dados internacionais para buscar os seus ancestrais alemães.

• DOMiD- Centro de documentação e museu sobre migração na Alemanha – Colônia

Cidade de Colônia , a maior cidade do estado de Renânia do Norte-Vestefália.

Construído por imigrantes em 1900, o local possui a maior coleção de objetos e relatórios de migração. Seu centro de documentação está aberto ao público mediante agendamento.

Inspire-se com o nosso blog

Castelos da Alemanha: imponência e história

Certamente, a Alemanha é um dos melhores destinos para quem deseja conhecer um castelo (ou vários!). Aqui, o viajante encontrará desde ruinas até castelos extremamente bem conservados, com visitas gui […]

Lindau: o último porto ao Sul

Uma cidade charmosa com a combinação perfeita entre seu passado e presente. Esta é Lindau, localizada às margens do lago de Constança, com sua ilha que leva o mesmo nome, e uma incrível vista para os […]