Do blog

Gastronomia alemã: o famoso joelho de porco e suas variações

Refeição na Baviera com Schweinshaxe, bolinhos de massa e chucrute.

O joelho de porco é  um dos pratos mais tradicionais de origem alemã, que aguça o apetite de muitos dos visitantes do país em busca de saborear esta iguaria típica, especialmente na região da Baviera.

Diversas razões são apontadas para justificar o porquê da carne suína ser tão presente na culinária germânica.

Dentre elas, a existência de muitos bosques, e poucas áreas de pasto aberto, dificultava a criação de animais maiores como bois, assim como, o fato de da carne suína ser uma carne macia a tornaram tão popular entre o povo desta região. Outra razão apontada, uma corrente mais alinhada ao desenvolvimento sociológico, foi o fato dos povos tradicionais germânicos terem resistido à expansão romana com um certo êxito, o que os levou a resistir, também, à ideia romana de urbanização, agricultura e pecuária. 

O preço também desempenha papel essencial para a liderança da carne suína no mercado germânico, sendo significativamente mais barato que outras carnes, atrai o consumidor, além de claro, ser incrivelmente saborosa (razão que não há dúvidas)!

E quando o assunto é carne de porco na Alemanha, o famoso joelho de porco é o mais cotado! Sua característica é a grossa cama da de gordura que envolve a peça, e que durante o preparo, deixa a carne com um sabor maravilhoso e suculenta. Porém antes de  fazer seu pedido em um restaurante local, é necessário que saiba que há dois tipos diferentes: o Schweinshaxe e Eisbein.

Eisbein com batata e salada de repolho. Fonte: Wikipédia.

A diferença, basicamente, entre os dois é que o primeiro é assado e o segundo frito. 

O termo “Eisbein” é mais abrangente, e se refere a peça do joelho de porco, e também o nome que se dá ao prato quando é cozido. Porém quando a peça é preparada frita, chama-se de Schweinshaxe (em alguns lugares no Brasil usa-se o termo “à pururuca”para se referir a este modo de preparo).

Schweinshaxe, o joelho de porco frito.

Quanto aos acompanhamentos, geralmente temos a Kartoffelsalat (salada de batata) e Krautsalat (salada de repolho) de opção, os pratos costumam ser bem servidos, já que os pratos tradicionais possuam esta característica de virem fartos.

Em sua vinda à Alemanha, não deixe de experimentar esta delícia local alemã, encontrada em restaurantes em todo o país!

Inspire-se com o nosso blog

Castelo de Heidelberg – Passeio guiado no castelo de Heidelberg

No topo da cidade, o castelo de Heidelberg é um símbolo do Romantismo alemão com suas famosas ruínas, que contam a história de guerras e um casamento que marcou a História da Europa.

Para o viajant […]

Königssee na Alemanha. Guia brasileiro na Alemanha. Turismo na Alemanha.

O que fazer na Alemanha – Guias brasileiros na Alemanha

Viajar pela Alemanha é sempre uma experiência rica em história, cultura e belezas naturais. A Alemanha é muito mais do que se imagina! Hoje vamos te apresentar alguns destaques desse país para você in […]