Munique é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo, já que a capital da Baviera encanta diferentes públicos com sua rica gastronomia típica e cultura cervejeira. É o lugar ideal para quem deseja desfrutar de belas paisagens, aliado a tradição e sabor.

Além do Oktoberfest, a cidade abriga ainda o Festival da Cerveja de Munique, evento que celebra a tradição cervejeira da região. Os pratos vão além de simples refeições, pois ajudam a contar a história e valores da cultura local. Dessa forma, contribuem para a preservação da memória bávara.
E para entender mais sobre essa influência cultural e histórica, separamos neste post dicas do melhor da gastronomia bávara e da cultura cervejeira para ajudar a você a montar o roteiro perfeito. Confira abaixo!
O Melhor da Gastronomia na Bavária: Onde Comer em Munique
A gastronomia bávara é famosa mundialmente, tem como base o porco, a batata, salsicha, e molhos densos. Acompanhe a seguir um pouco da história da culinária local, pratos típicos e dicas com os melhores restaurantes para visitar em Munique!

Introdução à Cozinha Bávara
A culinária bávara tem suas raízes na comida dos camponeses, por isso, faz uso de ingredientes acessíveis como carnes, batatas e repolhos. Mas também recebe fortes influências da gastronomia austríaca e tcheca, devido à proximidade geográfica com essas regiões.
Os pratos principais em sua maioria levam carne de porco e batatas, além disso, há uma variedade de salsichas, acompanhadas sempre de molhos densos que dão um toque especial marcando um sabor intenso e único!
Pratos Típicos da Baviera
Weißwurst
A famosa salsicha branca é um dos pratos mais tradicionais da Baviera, é preparada com carne de vitela e salsinha. Conforme a tradição, deve ser apreciada antes do meio-dia para não ouvir os sinos das igrejas. Os acompanhamentos dessa iguaria são a mostarda doce, pretzel (brezel em alemão) e a cerveja de trigo (Weißbier).

Onde comer: Weisses Brauhaus, Weisswurst e demais cervejarias!
Schweinshaxe
O joelho de porco assado é bastante requisitado, por oferecer uma carne suculenta com uma capa crocante. Os acompanhamentos geralmente são: pretzel, knödel (um bolinho de batata) e em alguns restaurantes, pode ser consumido junto ao Sauerkraut (chucrute – a salada de repolho temperada).


Onde comer: Haxnbauer – restaurante que detém o título de “melhor joelho de porco” de Munique.
Pretzel (Brezel)
O pretzel (ou brezel em alemão) é uma massa feita a partir de trigo, água e fermento, pode ser servido de forma simples, com manteiga ou cebolinha, além dos recheios salgados.
O pão em formato de nó foi criado pelos monges como uma forma de oração, essa iguaria faz parte da história, cultura e religião bávara. Apresenta forte ligação religiosa, uma vez que seu formato lembra braços cruzados em prece.

Onde comer: a cervejaria Hofbräuhaus é famosa por vender o pretzel gigante, mas também é possível encontrar as versões “normais” em diferentes padarias espalhadas por Munique.
Outros pratos que valem a pena experimentar são:
Leberkäse
No Brasil é conhecido como um “bolo de carne”, já que seu formato retangular se assemelha a um bolo. Esse prato é feito com uma mistura de carne de porco, de vitela, bacon e especiarias, levado ao forno e servido em fatias. Pode ser apreciado em sanduíches (Leberkäsesemmel ou Leberkäsebrötchen) ou como acompanhamento de refeições.

Obatzda
Pasta feita com queijo camembert (ou brie), manteiga, pimentão, especiarias e um pouco de cerveja. É frequentemente servida como petisco ou entrada, pode ser encontrada principalmente em biergartens (jardins de cerveja) como acompanhamento para cerveja e pretzels.
Onde comer: Donisl München e demais cervejarias de Munique.
Dampfnudel
Pão assado no vapor do leite, é uma sobremesa típica da Baviera, servido com molho de baunilha, creme de leite, compota de frutas (como maçã ou ameixa) ou canela e açúcar.
Guia das Melhores Cervejarias de Munique
Munique é mundialmente famosa por sua cultura cervejeira, é um destino perfeito para os amantes dessa bebida. A arte da cerveja não é notada apenas na Oktoberfest, mas durante todo o ano, uma vez que apresenta muitas cervejarias tradicionais e biergartens (cervejarias ao ar livre) que encantam seus visitantes devido aos sabores e atmosfera acolhedora, sendo possível até mesmo participar de um workshop de fabricação de cerveja.
A Tradição da Cerveja na Baviera
A Baviera é uma das regiões mais fascinantes da Alemanha, com cidades encantadoras e uma rica tradição gastronômica que está profundamente ligada a cerveja. A cerveja representa a identidade cultural da Baviera, está presente não apenas em festivais, mas também no cotidiano dos bávaros. Ela é motivo de orgulho, por isso, preza-se pela autenticidade e qualidade da bebida.
A preocupação com a qualidade pode ser notada a partir da criação da Reinheitsgebot (a Lei da Pureza da Cerveja), lei promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de abril de 1516, que estabelece a produção da cerveja apenas com três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. (a levedura foi incluída posteriormente).
Estilos de cerveja produzidos em Munique
Os tipos de cervejas mais famosos de Munique são:
- Weissbier (Cerveja de Trigo): essa cerveja de trigo é um clássico de Munique, apresenta aparência turva com sabor leve e frutado. Há variações dela como a Hefeweizen (cerveja de trigo não filtrada, com levedura) e Kristallweizen (cerveja de trigo filtrada).
- Helles Bávara: criada em resposta ao estilo tipo Pilsen, foi introduzida ainda no final do século XIX. É uma lager clara, marcada pelo equilíbrio entre malte e lúpulo, que resultada em um sabor suave e refrescante.
- Dunkel: produzida desde o fim do período medieval, essa lager escura é marcada por sabores maltados e notas de caramelo. É uma cerveja surpreendente pelo final suave e limpo, mesmo tendo a aparência de uma bebida pesada.
- Bock: é uma larger forte e maltada, com sabor levemente adocicado. É tradicionalmente consumida nos festivais de outono e inverno, uma vez que seu alto teor alcoólico proporciona calor, sendo uma ótima combinação para esse período.
- Doppelbock: foi criada no século XVII por monges franciscanos do mosteiro Paulaner, em Munique. É uma versão mais forte da Bock tradicional, marcada por sabor robusto e notas intensas de malte. Também possui teor alcoólico mais elevado.
Cervejarias Imperdíveis em Munique
Hofbräuhaus
Localizada no coração de Munique, a Hofbräuhaus é uma parada obrigatória em um roteiro pela cidade. Essa cervejaria, fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera era para consumo apenas da realeza, entretanto, a partir de 1828, por ordem de Ludwig I passou a ser aberta ao público.
Atualmente é um dos biergarten (jardins de cerveja) mais conhecidos do mundo, tornando-se um ponto turístico para quem deseja experimentar a autêntica cerveja bávara.
A visita ao local reserva uma imersão na cultura bávara, uma vez que no espaço é possível presenciar moradores vestidos a caráter com Lederhosen e Dirndl, além de ouvir músicas típicas tocadas por uma banda ao vivo.

O menu da Hofbräuhaus oferece os pratos típicos como o joelho de porco, as famosas salsichas brancas e o pretzel gigante, que podem ser degustadas com as bebidas tradicionais como a Helles, Weissbier e Dunkel, até as versões light e sem álcool.
Augustiner Bräustuben
A Augustiner-Bräu é a cervejaria mais antiga de Munique, foi fundada em 1328 por agostinianos, cuja produção inicialmente era para ser consumida por monges e peregrinos. Hoje é uma das mais populares da cidade e se destaca por ainda preservar métodos de produção artesanais.
Portanto, essa cervejaria não pode deixar de fazer parte de um roteiro por Munique. O local oferece cervejas clássicas com toque da Augustiner, como a Edelstoff (lager ligeiramente doce), a Hefeweißbier (de trigo, conhecida por sua aparência turva), além da Dunkel e Helles.

O cardápio da Bräustuben é repleto de pratos típicos, destaques para Bayerisches Frühstück com salsichas brancas, e o Schweinsbratwürstl, servido com chucrute e molho de assado. Além de clássicos como o porco assado (Schweinebraten) acompanhado do knödel, os bolinhos de batata.
A casa também oferece opções para vegetarianos como Nudelteigtascherl (massa recheada de queijo cremoso com espinagre) e para os veganos, o Geschmortes Ofengemüse (legumes assados no forno com a versão do queijo Hirtenkäse vegano).
Viaje por Munique e conheça a gastronomia bávara
Viajar por Munique transforma cada experiência em uma celebração autêntica da cultura bávara. Os pratos e cervejas vão além de simples refeições e bebidas, mas parte integrante da identidade cultural.
Planeje com a Viagem Alemanha uma visita com guias brasileiros especializados aos melhores restaurantes e cervejarias de Munique para desfrutar de clássicos da cultura cervejeira e gastronômica da Baviera.
Nossos serviços incluem:
- Passeios guiados privativos em português
- Design e organização de roteiros
- Acompanhamento
- Eventos e experiências locais
- Transfers
Entre em contato conosco e deixe nossa equipe cuidar de todos os detalhes da sua viagem!