Do blog

O Melhor da Gastronomia Bávara e da Cultura Cervejeira em Munique

Munique é um dos destinos mais procurados por turistas do mundo todo, já que a capital da Baviera encanta diferentes públicos com sua rica gastronomia típica e cultura cervejeira. É o lugar ideal para quem deseja desfrutar de belas paisagens, aliado a tradição e sabor.

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Munique (Imagem: Michael – Pixabay)

Além do Oktoberfest, a cidade abriga ainda o Festival da Cerveja de Munique, evento que celebra a tradição cervejeira da região. Os pratos vão além de simples refeições, pois ajudam a contar a história e valores da cultura local. Dessa forma, contribuem para a preservação da memória bávara. 

E para entender mais sobre essa influência cultural e histórica, separamos neste post dicas do melhor da gastronomia bávara e da cultura cervejeira para ajudar a você a montar o roteiro perfeito. Confira abaixo!

O Melhor da Gastronomia na Bavária: Onde Comer em Munique

A gastronomia bávara é famosa mundialmente, tem como base o porco, a batata, salsicha, e molhos densos. Acompanhe a seguir um pouco da história da culinária local, pratos típicos e dicas com os melhores restaurantes para visitar em Munique!

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: Rita-👩‍🍳 und 📷 mit ❤ – Pixabay

Introdução à Cozinha Bávara

A culinária bávara tem suas raízes na comida dos camponeses, por isso, faz uso de ingredientes acessíveis como carnes, batatas e repolhos. Mas também recebe fortes influências da gastronomia austríaca e tcheca, devido à proximidade geográfica com essas regiões. 

Os pratos principais em sua maioria levam carne de porco e batatas, além disso, há uma variedade de salsichas, acompanhadas sempre de molhos densos que dão um toque especial marcando um sabor intenso e único!

Pratos Típicos da Baviera

Weißwurst

A famosa salsicha branca é um dos pratos mais tradicionais da Baviera, é preparada com carne de vitela e salsinha. Conforme a tradição, deve ser apreciada antes do meio-dia para não ouvir os sinos das igrejas. Os acompanhamentos dessa iguaria são a mostarda doce, pretzel (brezel em alemão) e a cerveja de trigo (Weißbier).

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: Alexander Fox | PlaNet Fox – Pixabay

Onde comer: Weisses Brauhaus, Weisswurst e demais cervejarias!

Schweinshaxe

O joelho de porco assado é bastante requisitado, por oferecer uma carne suculenta com uma capa crocante. Os acompanhamentos geralmente são: pretzel, knödel (um bolinho de batata) e em alguns restaurantes, pode ser consumido junto ao Sauerkraut (chucrute – a salada de repolho temperada).

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: Jason Goh – Pixabay
Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: ivabalk – Pixabay

Onde comer:  Haxnbauer – restaurante que detém o título de “melhor joelho de porco” de Munique.

Pretzel (Brezel)

O pretzel (ou brezel em alemão) é uma massa feita a partir de trigo, água e fermento, pode ser servido de forma simples, com manteiga ou cebolinha, além dos recheios salgados.

O pão em formato de nó foi criado pelos monges como uma forma de oração, essa iguaria faz parte da história, cultura e religião bávara. Apresenta forte ligação religiosa, uma vez que seu formato lembra braços cruzados em prece.

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: Matthias Böckel – Pixabay

Onde comer: a cervejaria Hofbräuhaus é famosa por vender o pretzel gigante, mas também é possível encontrar as versões “normais” em diferentes padarias espalhadas por Munique.

Outros pratos que valem a pena experimentar são:

Leberkäse

No Brasil é conhecido como um “bolo de carne”, já que seu formato retangular se assemelha a um bolo. Esse prato é feito com uma mistura de carne de porco, de vitela, bacon e especiarias, levado ao forno e servido em fatias. Pode ser apreciado em sanduíches (Leberkäsesemmel ou Leberkäsebrötchen) ou como acompanhamento de refeições.

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: Rita-👩‍🍳 und 📷 mit ❤ – Pixabay

Obatzda

Pasta feita com queijo camembert (ou brie), manteiga, pimentão, especiarias e um pouco de cerveja. É frequentemente servida como petisco ou entrada, pode ser encontrada principalmente em biergartens (jardins de cerveja) como acompanhamento para cerveja e pretzels. 

Onde comer: Donisl München e demais cervejarias de Munique.

Dampfnudel

Pão assado no vapor do leite, é uma sobremesa típica da Baviera, servido com molho de baunilha, creme de leite, compota de frutas (como maçã ou ameixa) ou canela e açúcar.

Guia das Melhores Cervejarias de Munique

Munique é mundialmente famosa por sua cultura cervejeira, é  um destino perfeito para os amantes dessa bebida. A arte da cerveja não é notada apenas na Oktoberfest, mas durante todo o ano, uma vez que apresenta muitas cervejarias tradicionais e biergartens (cervejarias ao ar livre) que encantam seus visitantes devido aos sabores e atmosfera acolhedora, sendo possível até mesmo participar de um workshop de fabricação de cerveja.

A Tradição da Cerveja na Baviera

A Baviera é uma das regiões mais fascinantes da Alemanha, com cidades encantadoras e uma rica tradição gastronômica que está profundamente ligada a cerveja. A cerveja representa a identidade cultural da Baviera, está presente não apenas em festivais, mas também no cotidiano dos bávaros. Ela é motivo de orgulho, por isso, preza-se pela autenticidade e qualidade da bebida.

A preocupação com a qualidade pode ser notada a partir da criação da Reinheitsgebot (a Lei da Pureza da Cerveja), lei promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, em 23 de abril de 1516, que estabelece a produção da cerveja apenas com três ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo. (a levedura foi incluída posteriormente).

Estilos de cerveja produzidos em Munique

Os tipos de cervejas mais famosos de Munique são:

  • Weissbier (Cerveja de Trigo): essa cerveja de trigo é um clássico de Munique, apresenta aparência turva com sabor leve e frutado. Há variações dela como a Hefeweizen (cerveja de trigo não filtrada, com levedura) e Kristallweizen (cerveja de trigo filtrada).
  • Helles Bávara: criada em resposta ao estilo tipo Pilsen, foi introduzida ainda no final do século XIX. É uma lager clara, marcada pelo equilíbrio entre malte e lúpulo, que resultada em um sabor suave e refrescante.
  • Dunkel: produzida desde o fim do período medieval, essa lager escura é marcada por sabores maltados e notas de caramelo. É uma cerveja surpreendente pelo final suave e limpo, mesmo tendo a aparência de uma bebida pesada.
  • Bock: é uma larger forte e maltada, com sabor levemente adocicado. É tradicionalmente consumida nos festivais de outono e inverno, uma vez que seu alto teor alcoólico proporciona calor, sendo uma ótima combinação para esse período.
  • Doppelbock: foi criada no século XVII por monges franciscanos do mosteiro Paulaner, em Munique. É uma versão mais forte da Bock tradicional, marcada por sabor robusto e notas intensas de malte. Também possui teor alcoólico mais elevado.

Cervejarias Imperdíveis em Munique

Hofbräuhaus 

Localizada no coração de Munique, a Hofbräuhaus é uma parada obrigatória em um roteiro pela cidade. Essa cervejaria, fundada em 1589 pelo Duque William V da Baviera era para consumo apenas da realeza, entretanto, a partir de 1828, por ordem de Ludwig I passou a ser aberta ao público. 

Atualmente é um dos biergarten (jardins de cerveja) mais conhecidos do mundo, tornando-se um ponto turístico para quem deseja experimentar a autêntica cerveja bávara. 

A visita ao local reserva uma imersão na cultura bávara, uma vez que no espaço é possível presenciar moradores vestidos a caráter com Lederhosen e Dirndl, além de ouvir músicas típicas tocadas por uma banda ao vivo.

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: Alexa – Pixabay

O menu da Hofbräuhaus oferece os pratos típicos como o joelho de porco, as famosas salsichas brancas e o pretzel gigante, que podem ser degustadas com as bebidas tradicionais como a Helles, Weissbier e Dunkel, até as versões light e sem álcool.

Augustiner Bräustuben

A Augustiner-Bräu é a cervejaria mais antiga de Munique, foi fundada em 1328 por agostinianos, cuja produção inicialmente era para ser consumida por monges e peregrinos. Hoje é uma das mais populares da cidade e se destaca por ainda preservar métodos de produção artesanais. 

Portanto, essa cervejaria não pode deixar de fazer parte de um roteiro por Munique. O local oferece cervejas clássicas com toque da Augustiner, como a Edelstoff (lager ligeiramente doce), a Hefeweißbier (de trigo, conhecida por sua aparência turva), além da Dunkel e Helles.

Munique, Alemanha, Oktoberfest, Guia brasileiro na Alemanha
Imagem: Alexa – Pixabay

O cardápio da Bräustuben é repleto de pratos típicos, destaques para Bayerisches Frühstück com salsichas brancas, e o Schweinsbratwürstl, servido com chucrute e molho de assado. Além de clássicos como o porco assado (Schweinebraten) acompanhado do  knödel, os bolinhos de batata.  

A casa também oferece opções para vegetarianos como Nudelteigtascherl (massa recheada de queijo cremoso com espinagre) e para os veganos, o Geschmortes Ofengemüse (legumes assados no forno com a versão do queijo Hirtenkäse vegano).

Viaje por Munique e conheça a gastronomia bávara

Viajar por Munique transforma cada experiência em uma celebração autêntica da cultura bávara. Os pratos e cervejas vão além de simples refeições e bebidas, mas parte integrante da identidade cultural. 

Planeje com a Viagem Alemanha uma visita com guias brasileiros especializados aos melhores restaurantes e cervejarias de Munique para desfrutar de clássicos da cultura cervejeira e gastronômica da Baviera. 

Nossos serviços incluem:

Entre em contato conosco e deixe nossa equipe cuidar de todos os detalhes da sua viagem!

Para onde quer Viajar?
No que podemos ajudar?

Deixe um comentário

Inspire-se com o nosso blog

O que Stuttgart tem para lhe mostrar – Guia brasileiro na Alemanha

Conhecida como a capital alemã dos carros, Stuttgart tem muito mais a oferecer.

Stuttgart tem seu início no século X. A cidade é a capital do estado de Baden-Württemberg e sexta maior da Alemanha. […]

Lagos da Alemanha: Explorando a Beleza Natural da Alemanha com nossos passeios guiados em português

Índice

Eibsee
Lago de Constança (Bodensee)
Königssee
Walchensee
Chiemsee
Tegernsee

Lago Eibsee aos pés do Zugspitze

Localizado na Baviera, aos pés do Zugspitze, a montanha mais alta da Al […]