Do blog

A Rota Barroca na Alemanha

A Guerra dos 30 Anos deixou um tristre rastro de destruição e pobreza em grande parte da Alemanha, após seu fim, muitos imigrantes, em busca de reconstruir suas vida, seguiram para a região da Suábia, para habitar locais despovoados. Eles foram essenciais neste processo de recuperação econômica, o que proporcionou a reforma e construção de diversos edifícios locais, no estilo Barroco, que seria a tendência da época.

Existem 4 diferentes rotas que podem ser feitas dentro da Rota Barroca da Suábia, porém a mais famosa é a rota principal, em formato circular, começando e terminando em Ulm, abrangendo mais de 70 locais.

A região em que é localizada, já proporciona diversas paisagens estonteantes, e unir estes locais, às obras barrocas seculares, é um encontro perfeito. Para conhecer a rota, o viajante poderá passear entre os Alpes da Suábia e de Allgäu, ou entre o Rio Danúbio e o Lago Constança, fazendo paradas para apreciar as belas obras barrocas.

Dentre abadias, mosteiros, igrejas, palácios e castelos, estão estas joias do passado que encantam não somente os apreciadores de arquitetura e artes, impressinando os visitantes ao terem este contato com um passado onde o belo era exaltado e cultivado.

Identificar um edifício barroco pode nem sempre ser uma tarefa simples, pois cada região possui uma própria interpretação e vertente dentro do estilo, porém podemos listar algumas características gerais.

O Barroco aprecia o movimento, possui arquitetura dinâmica, e não renega as formas clássicas: colunas, arcos, frisos, curvaturas (especialmente nas fachadas). A luz também é um elemento fundamental, onde contrastes entre áreas muito iluminadas e escuras criavam uma atmosfera com drama.

Na Alemanha, o Barrroco agregou influência do estilo na França e Itália. Podemos citar como edifício com influência predominante do barroco francês, o Schloss Ludwigsburg, em Ludwigsburg, note que este edifício possui arquitetura mais comedida, próximo ao Clássico, sóbrio e imponente. Importante frisar que o Palácio Ludwigsburg não se encontra na Rota Barroca da Suábia, porém encontramos notáveis edifícios neste estilo por toda a Alemanha.

Palácio de Ludwigsburg, seu estilo Barroco com influência francesa, se estende aos seus jardins exuberantes.

No Barroco com influência italiana, local de onde ele surgiu, o vemos em uma forma mais popularmente conhecida, mais opulenta, com cúpulas externas, muitas curvas e movimento. Um grande exemplo é a basílica Theatinerkirche, em Munique, fruto do trabalhos dos arquitetos da corte italiana Agostino Barelli e Enrico Zuccalli, que durante décadas controlaram a arquietura de Munique. Este edifício não está na Rota Barroca, porém demonstra a entrada do barroco italiano na região, que se espalhou posteriormente para a região da Suábia.

 Theatinerkirche, em Munique.

Os fundadores do Viagem Alemanha, Rafael e Raphael, são especialmente interssados pelo tema castelos, palácios e História, e recentemente transferiram o escritório para um palácio construído neste período em Gutenzell-Hürbel, o Hürbel Schloss.

Sede do Viagem Alemanha, Hürbel Schloss.

São diversos edifícios e propriedades que merecem destaque na rota, e para visitá-los dependerá do seu roteiro. Selecionamos algumas especiais, em diferentes cidades.

Abadia Beneditina de Ottobeuren, perto de Memmingen. Fonte: Wikipédia: Autor: Janobi
Neues Schloss, Meersburg.
Basílica de St. Martin, Weingarten
Mosteiro Hofen, em Friedrichshafen. Fonte: Wikipédia. Autor: Clemens Pohl
As belas escadarias barrocas do Palácio Wurzach, Bad Wurzach. Fonte: Wikipédia. Autor: Andreas Praefcke

Estas e outras obras arquitetônicas você poderá visitar conosco em nossos passeios guiados privativos e em português durante nossas vaigens persoalizadas!

Entre em contato pelo [email protected]

Inspire-se com o nosso blog

Altes Land: A jóia do Norte da Alemanha

O norte da Alemanha guarda surpresas agradáveis ao viajante. Além de Rota dos Contos de Fadas, Hamburgo e suas pontes, a região de Altes Land é um dos destaques.

Considerada “A jóia do Norte”, Alte […]

Viagem à Alemanha sob o olhar de uma criança

O texto foi escrito pela Valentina, de 10 anos, que viajou conosco na companhia de seus pais em julho deste ano em um roteiro de 11 dias pela Alemanha, pensado para toda a família. Aqui, ela conta o […]