Do blog

Atividades de Inverno na Floresta Negra na Alemanha

A Floresta Negra, localizada no sudoeste da Alemanha, é uma região que repleta de lendas e e tradição. Conhecida por suas densas florestas de pinheiros e abetos, a área serviu de inspiração para diversos contos dos Irmãos Grimm, como João e Maria e Branca de Neve.

Mas, já falamos disso aqui no blog, em nosso guia completo sobre a Floresta Negra. Além disso, temos um artigo completo sobre a rota alemã dos relógios Cuco, uma das mais antigas tradições da floresta e seus habitantes. 

Então, no artigo de hoje, vamos nos aprofundar nas várias atividades de inverno da Floresta Negra. Afinal, a floresta pode ser visitada o ano todo, e nos meses mais frios do ano, o ambiente se transforme coberto pela neve, e permitindo a realização de atividades que não podem ser feitas em outras estações. Boa leitura!

Estações de Esqui na Floresta Negra

Uma das principais atividades de inverno da Floresta Negra é o esqui. Afinal, com altitudes que variam entre 1.000 e 1.493 metros, a região oferece uma vasta rede de áreas de esqui, totalizando mais de 170 teleféricos e 250 quilômetros de pistas preparadas.

Então, é claro que você encontra diversas estações de esqui por lá, e para atender as preferências de quem procura por diferentes níveis de dificuldades: desde pistas fáceis, para iniciantes, até pistas intermediárias e áreas recomendadas apenas para os mais experientes. Confira a seguir algumas das melhores estações de esqui da Floresta Negra!

Feldberg – A maior estação de esqui da região

A estação de esqui Feldberg é a maior de toda a Floresta Negra, com mais de 50 km de área para a prática de esqui, totalizando 36 pistas. O local também conta com 28 teleféricos, para facilitar o acesso às pistas. Uma parada imperdível para os amantes de esportes de inverno.

Além do tamanho, a estação Feldberg também oferece versatilidade. Pois, sua área atende a esquiadores de todos os níveis, desde iniciantes até os mais experientes, incluindo trajetos desafiadores como o percurso da Copa do Mundo, que é para profissionais.

Para quem precisar, há serviços de aluguel de equipamentos, escolas de esqui para aprimoramento técnico e uma variedade de opções de hospedagem nas proximidades, garantindo conforto e conveniência aos visitantes. 

Lenny Löwenstern
Imagem: Lenny Löwenstern – Pixabay

E, se você estiver viajando com crianças, não precisa deixar a Feldberg de fora do seu roteiro, pois a estação também oferece snow park e um rally de pista para crianças, tornando-se um bom destino para famílias e entusiastas do snowboard.

Todtnauberg – Estação tranquila e familiar

A estação de esqui de Todtnauberg está localizada na vila de Todtnauberg, no lado sul do Feldberg, na Floresta Negra, Alemanha. E suas pistas situam-se entre 1.000 e 1.400 metros de altitude, o que significa que você poderá desfrutar de lindas vistas panorâmicas no local.

O ambiente da estação é conhecido por ser tranquilo e familiar, e seus 13 km de pistas de esqui são especialmente adequados para iniciantes e crianças, oferecendo encostas suaves e seguras para o aprendizado. Vale destacar que algumas dessas pistas podem produzir neve artificial.

Mehliskopf – Perfeita para quem busca diversão

A estação de esqui Mehliskopf tem apenas 1,8 km de pistas, mas ainda assim é uma excelente escolha para quem está em busca de diversão. Contando com áreas de esqui tanto iniciantes, quanto para praticantes mais avançados, um dos seus principais destaques é a pista para trenós, que proporciona uma experiência única ao permitir que os visitantes deslizem em trenós sobre trilhos de aço, atingindo velocidades de até 40 km/h através de 13 curvas acentuadas.

Outro destaque é o parque de neve, que conta com 28 obstáculos, áreas de diferentes níveis de dificuldade e 520 m de extensão, proporcionando diversão para toda família na medida certa.

Além disso, visitar essa estação é muito conveniente, pois ela fica próxima a cidades turísticas da Floresta Negra, como Baden-Baden, o que a torna uma opção fácil de incluir em roteiros mais amplos pela região. 

Trilhas de Inverno e Caminhadas na Neve

A Floresta Negra no inverno é uma paisagem deslumbrante, e as atividades de esquiar na neve não a única atividade de inverno que você pode fazer por lá. Então, se esquiar não é exatamente o que você procura, confira a seguir outras atividades divertidas para fazer na Floresta Negra nos meses mais frios do ano.

Trilha pelo Schluchsee

A trilha pelo Schluchsee é muito popular na Floresta Negra no inverno. O caminho oferece vistas panorâmicas da região e uma oportunidade única de apreciar a beleza da região com tranquilidade, inclusive com pequenas praias ao longo do caminho. É possível circular o lago todo, em um caminho plano de 18 km de extensão.

Lago Schluchsee na Floresta Negra
Lago Schluchsee na Floresta Negra (Imagem: thomaier – Pixabay)

O Lago Schluchsee normalmente fica congelado no inverno, o que deixa o cenário da trilha ainda mais bonito. Além disso, ao longo da trilha, há diversas opções de cafés e restaurantes aconchegantes onde é possível degustar a culinária típica da região, incluindo patros doces e salgados.

Alguns bons lugares para comer incluem o Café am See, Café Hug, Mac & Chill | Food & Friends, Gasthaus zum Lochheiri, Landhaus Mühle Schluchsee e Vesperstube Unterkrummenhof, todos localizados próximos às margens do Lago Schluchsee.

Rota panorâmica de Baiersbronn

A rota panorâmica de Baiersbronn faz parte de uma trilha maior, chamada Murgleiter, que é uma trilha longa, considera premium, e passa por vários locais incríveis da Floresta Negra, sendo dividida em 5 etapas:

  • 1ª etapa de Gaggenau a Gernsbach
  • 2ª etapa de Gernsbach a Forbach
  • 3ª etapa de Forbach a Schönmünzach
  • 4ª etapa de Schönmünzach a Baiersbronn
  • 5ª etapa de Baiersbronn a Schliffkopf

A rota de Baiersbronn é a parte final da quarta etapa da trilha, e uma das mais bonitas, com paisagens panorâmicas ao longo caminho. Vale dizer que, começando a trilha do ponto inicial, você terá subidas pela frente, mas também é possível fazer o caminho ao contrário, descendo, pois todo o trecho é bem sinalizado. 

Vale dizer que você não precisa fazer toda a trilha Murgleiter, que pode  levar alguns dias para ser percorrida. Você fazer apenas a rota panorâmica de Baiersbronn, que tem aproximadamente 57 km se estende de Baiersbronn até Rastatt. 

Leve lanches na mochila, botas apropriadas para a neve, água e vista roupas adequadas ao clima rigoroso de inverno local. Uma capade chuva também pode ser útil. Quanto a dificuldade, a trilha é considerada díficil, e leva em torno de 7,5 horas para ser percorrida.

Um passeio panorâmico gourmet em Baiersbronn

Caso prefira, há a opção da trilha panarômica gormet de Baiersbronn, que percorre um camingo em torno da vila de Schwarzenberg, e conta com pontos de descanso, passando por locais interessantes, como o Engagement Rock, onde uma lenda local conta que filha de um fazendeiro rico da região trocou votos matrimoniais com um pobre lenhador, contra a vontade do seu pai. 

Nessa mesma trilha gormet há uma fonte de vinho, onde é possível apreciar doses de vinho branco ou rosé das adegas dos produtores de vinho de Oberkirch. Você vai subir a primeira parte da trilha, e na segunda parte, percorrerá uma decida. No caminho terá vistas incríveis da região, e passará por locais como um chalé com uma vista panorâmica privelegida e fazendas feudas centenárias.

As dicas são as mesmas, leve lanches, água, vista roupas de frio apropriadas e tenha uma boa capa de chuva, para aproveitar o passeio sem imprevistos.

Caminhadas com raquetes de neve

Para aqueles que preferem algo menos radical, mas que ainda proporciona um contato muito próximo com a natureza, há a opção de trilhas para caminhadas com raquetes de neve.

Raquetes de neve são um acessório especial, que é parecido com um prato e colocado sobre os calçados normais de inverno, que você já deve estar usando ao começar sua trilha. As raquetes tem um solado plano e largo que evita que você afunde na neve ao andar.

Diversas empresas especializadas oferecem passeios guiados por trilhas remotas, proporcionando uma experiência imersiva na natureza intocada da região. Por exemplo, o GetYourGuide disponibiliza uma excursão guiada com raquetes de neve na Floresta Negra em Feldberg, permitindo que os participantes desfrutem de vistas panorâmicas e uma experiência única na região.

Esses passeios são ideais para aqueles que desejam se desconectar da rotina e entrar em contato direto com o ambiente natural, longe das multidões.

Vale mencionar que você não precisa ter experiência com esportes de inverno para participar, pois andar com as raquetes de neve é muito fácil. Então, esse é um passeio recomendado para todos aqueles não são exatamente fãs de esporte, mas aindam assim querem um contato mais próximo com a neve e a paisagem local. 

Passeios de Trenó na Floresta Negra

Os passeios de trem são uma atividade clássica no inverno europeu, proporcionando diversão e emoção para todas as idades. Na Floresta Negra, essa tradição é mantida com diversas opções que atendem a todos os níveis de aventura. 

Seja deslizando suavemente pelas encostas em família ou buscando emoções mais intensas, a região proporciona experiências divertidas para todos, combinando a beleza natural com a adrenalina do esporte

Trenós puxados por cavalos

Passeios de trenó puxados por cavalos são uma atividade clássica do inverno europeu, oferecendo uma experiência romântica e relaxante para casais e famílias. Na Floresta Negra, essa tradição é mantida viva em locais como Hinterzarten e Titisee, onde os visitantes podem deslizar suavemente pelas paisagens nevadas, envoltos pela tranquilidade e beleza natural da região.

Mas, se você está interessado em fazer esse tipo de passeio, é recomendado verificar a disponibilidade com antecedência, pois os trenós precisam de uma quantidade de neve adequada para que os passeios sejam possíveis. Então, nesse ponto, também é preciso contar com o clima e, preferencialmente, visitar a região na época onde a neve cai com mais intensidade, para garantir essa experiência.

Tobogãs e pistas de trenó

Descidas emocionantes de tobogãs e de trenó são outra atividade clássica de inverno na Floresta Negra. A estação de esqui de Mehliskopf, por exemplo, é um dos melhores lugares onde você pode ter essa diversão. Mas, isso também é possível em outros locais.

Em Feldberg, por exemplo, os visitantes podem aproveitar diversas pistas designadas para trenós, conhecidas como rodelbahn, conforme indicado no mapa de pistas da estação. 

Uma das pistas de trenó muito conhecida na Floresta Negra é a Hasenhorn Rodelbahn, localizada em Todtnau. Esta pista oferece uma experiência emocionante, combinando a diversão do trenó com a beleza da floresta ao redor, seja inverno ou verão. 

Uma descida de tobogã ou de trenó, é uma ótima opção tanto para crianças, quanto para adultos, e não custa muito caro, saindo em média 2 euros por descida para crianças, e 2,50 euros para adultos. Vale dizer que algumas pistas podem ser bem altas, e subir mais de 1000 metros montanha acima com um teleférico, para que você possa deslizar toda essa distância em alta velocidade depois.

Dicas para Aproveitar a Neve na Floresta Negra

A Floresta Negra é um lugar encantador, com paisagens que podem ser apreciadas tanto no verão quanto no inverno. Então, para que você possa aproveitar melhor a sua visita, preparamos as dicas a seguir.

Melhor época para visitar

O inverno na Europa vai de dezembro a março. Portanto, essa é a temporada de neve, e a época certa para quem deseja visitar a Floresta Negra no inverno. Mas, se você deseja garantir que vai ter uma boa quantidade de neve na sua viagem, o ideal é se informar sobre o clima com antecedência, verificando como está o inverno na região antes de viajar.

Isso é importante para quem deseja aproveitar ao máximo os esportes de inverno e passeios de trenó, por exemplo. Pois, essas atividades precisam de uma camada de neve adequada sobre o solo, ou não é possível realizá-las.

Onde se hospedar para aproveitar o inverno

Para quem vai à Floresta Negra no inverno, existem boas opções de acomodações em cidades da região. Inclusive, você pode encontrar desde hotéis luxuosos, como Schwarzwaldhotel Adler que fica em Titisee, nas margens do lago, até acomodações mais simples, mas muito confortáveis, que atendem bem as necessidades da maioria dos turistas.

Cidades como Freiburg e Titisee-Neustadt, por exemplo, oferecem ótima infraestrutura para os visitantes, permitindo que você encontre uma acomodação adequada, e tenha acesso facilitado a passeios, comércios, trilhas e até mesmo experiências culturais, visitando museus e outras atrações turísticas locais. 

Freiburg

A cidade de Freiburg está localizada a sudoeste da Floresta Negra e tem pouco mais de 100 mil habitantes. Por lá, você pode ver locais como a Universidade de Freiburg Albert-Ludwigs-Universität Freiburg, fundada em 1457 e a Catedral de Freiburg construída entre c. 1200 e 1513, além de um sistema de canais que corta a cidade velha e dá a ela um toque único.

Titisee-Neustadt

A cidade de Titisee-Neustadt está localizada ao norte do Lago Titisee na Floresta Negra, faz parte da rota de relógios cucos Alemã, e conta também com locais interessantes para visitar, além das paisagens deslumbrantes do lago.

Por exemplo, a cidade abriga o Museu Neustädter Heimatstuben, que oferece aos visitantes uma visão aprofundada da cultura e tradições locais. Distribuídas por mais de 10 salas, sua coleção inclui documentos históricos, fotografias, trajes típicos, uma oficina de relojoaria totalmente funcional e uma cozinha camponesa típica.

Experiências Culturais e Gastronômicas no Inverno

Mas, as atividades de inverno na Floresta Negra não se resumem a prática de esportes e contato com a natureza. Pois, você também pode aproveitar outras experiências únicas dessa época do ano na região, incluindo a gastronomia local da Floresta Negra, que possui pratos típicos deliciosos.

Mercados de Natal

Os mercados de Natal na Floresta Negra são eventos tradicionais que celebram a temporada festiva com uma mistura de cultura, gastronomia e artesanato local. Enfeitados com luzes e decorações típicas de natal, são espaços onde você pode fazer compras, provar a gastronomia local e até mesmo assistir a apresentações culturais. Tudo isso com o clima mágico do natal coberto de neve, que no Brasil, só podemos apreciar em filmes.

O Mercado de Natal da Ravennaschlucht, entre Hinterzarten e Freiburg, por exemplo, é considerado um dos mais belos da Alemanha. O evento ocorre sob o imponente viaduto ferroviário de Höllental, e cria um ambiente mágico com suas barracas de madeira que vendem artesanatos, brinquedos de madeira, relógios cuco e delícias gastronômicas locais.

Mas, preste atenção: você deve planejar sua viagem para ver os mercados de Natal. Eles começam na terceira semana de novembro, no dia de São Nicolau, mas nem todos abrem todos os dias e funcionam o dia todo. 

Banhos termais em Baden-Baden

Que tal um banho quente depois de relaxar na neve? Localizada no vale do rio Oos, a cidade de Baden-Baden é conhecida por suas águas termais que atraem visitantes desde a época romana. 

Baden-Baden
Baden-Baden

Então, você pode tomar um banho relaxante em águas aquecidas naturalmente por lá. Dentre as opções, destacam-se o Friedrichsbad, que oferece uma experiência de banho tradicional com arquitetura impressionante, e o Caracalla Therme, um spa moderno com diversas piscinas e saunas

Saboreando a culinária da Floresta Negra

E quando você ficar com fome, poderá aproveitar a oportunidade para desfrutar da gastronomia local mais de perto. Por exemplo, pratos típicos como a Schwarzwälder, uma deliciosa torta de chocolate com cerejas e creme, conhecida no Brasil como torta floresta negra, e o Käsespätzle, uma massa caseira gratinada com queijo, são imperdíveis.

Esses pratos são muito tradicionais na região. Portanto, a experiência de prová-los, além de ser deliciosa, é também uma experiência cultural que permite um contato direto com a verdadeira tradição culinária alemã da Floresta Negra.

Como planejar a sua viagem de inverno pela Floresta Negra e pela Alemanha em português?

A Floresta Negra no inverno revela um universo encantador e diversificado, onde a tradição se mistura com a aventura dos esportes de inverno, a magia do natal e as delícias da cozinha alemã.

Se você quer conhecer a Floresta Negra no inverno, e aproveitar cada uma dessas experiências, entre em contato. Nossa equipe está pronta para montar um roteiro de viagem personalizado, com as experiências que você procura na Floresta Negra, para que sua única preocupação seja se divertir!

Para tornar sua experiência verdadeiramente inesquecível, oferecemos serviços personalizados que atendem às suas necessidades específicas, garantindo uma viagem repleta de descobertas, conforto e segurança.

Nossos Serviços Incluem:

  • Viagens Personalizadas e Privativas: Cuidamos de todos os detalhes da sua viagem, desde a chegada até a partida, proporcionando passeios guiados, experiências únicas e hospedagens selecionadas, tudo adaptado aos seus interesses e preferências.
  • Guias Brasileiros na Alemanha: Nossa equipe é composta por guias experientes e fluentes em português, garantindo uma comunicação clara e uma compreensão profunda das atrações visitadas.
  • Consultoria de Viagem: Oferecemos consultoria especializada para auxiliar no planejamento e organização da sua viagem, criando roteiros sob medida que atendem às suas expectativas e desejos.

Nosso objetivo é proporcionar uma viagem sem preocupações, onde cada momento seja uma descoberta encantadora, sempre com segurança e atenção aos detalhes. Queremos transformar seus sonhos em realidade, personalizando sua jornada e considerando quaisquer necessidades especiais que você possa ter.

ENTRE EM CONTATO:

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Dentre as opções abaixo, qual você mais gostaria?
Gostariam da nossa ajuda?
Como chegou até aqui?

Deixe um comentário

Inspire-se com o nosso blog

Altes Land: A jóia do Norte da Alemanha

O norte da Alemanha guarda surpresas agradáveis ao viajante. Além de Rota dos Contos de Fadas, Hamburgo e suas pontes, a região de Altes Land é um dos destaques.

Considerada “A jóia do Norte”, Alte […]

Lindau: o último porto ao Sul

Uma cidade charmosa com a combinação perfeita entre seu passado e presente. Esta é Lindau, localizada às margens do lago de Constança, com sua ilha que leva o mesmo nome, e uma incrível vista para os […]