A Floresta Negra, localizada no sudoeste da Alemanha, é uma região que encanta não apenas por suas paisagens deslumbrantes, mas também por sua tradição cultural. Ao longo do ano, vilarejos e cidades dessa área ganham vida com uma variedade de festivais e eventos que refletem tradições centenárias, cores vibrantes e sabores únicos.
Em nosso blog, já temos uma série de artigos que abordam a Floresta Negra. No último deles, falamos sobre as atividades de inverno da Floresta Negra. Mas, também temos um guia completo sobre a Floresta Negra, e um texto sobre a Rota dos Relógios Cucos, uma das principais tradições da região.
Então, você pode acessar esses artigos para aprender ainda mais sobre tudo o que a Floresta Negra tem a oferecer. E no artigo de hoje, nós vamos falar em detalhes sobre os festivais e eventos culturais na Floresta Negra que você não pode deixar de conferir na sua viagem!
Calendário de Eventos na Floresta Negra
A Floresta Negra possui um calendário de festivais e eventos culturais que acontecem ano a ano, em diferentes épocas. Esses festivais e eventos culturais na Floresta Negra abrangem desde celebrações familiares até festas tradicionais, tornando cada visita única. Por isso mesmo, é importante planejar sua viagem conforme esse calendário, que você conhecerá melhor ao longo de todo esse artigo. Afinal, se você quer experimentar algum evento em específico, é preciso ir na época certa.
E as opções de eventos na Floresta Negra são as mais variadas possíveis, incluindo:
- Eventos para famílias e crianças;
- Festivas e teatros;
- Festas e encontros;
- Exposições de arte;
- Concertos;
- Eventos culinários;
- Caminhadas guiadas;
- Esportes de aventura.
Incluir um desses eventos no roteiro de viagem enriquece a sua experiência na Alemanha, pois proporciona uma conexão autêntica com a cultura e os habitantes locais. Por exemplo, participar do Fastnacht (carnaval alemão), permite vivenciar de perto as tradições carnavalescas únicas da região, enquanto uma visita a um mercado de Natal oferece uma atmosfera encantadora e festiva aos finais de ano.
Festivais na Floresta Negra por estação do ano
Cada estação do ano oferece celebrações únicas que refletem as tradições e o espírito da região. Na primavera, o Fastnacht destaca-se pelas máscaras entalhadas em madeira e rituais antigos. Durante o verão, eventos folclóricos como o Schwarzwälder Trachtenumzug em Tiberg celebram os trajes típicos, danças tradicionais e comidas típicas.
Já o outono é marcado principalmente por festas da colheita e festivais de vinho, como o Festival da Rota do Vinho de Baden e a celebração da colheita das uvas em Breisach. Enquanto o inverno traz os encantadores mercados de Natal, como o de Ravenna Gorge, situado sob o viaduto ferroviário Höllental, oferecendo uma atmosfera mágica com mais de 40 barracas vendendo artesanato e iguarias locais.
Vale dizer que os meses com maior concentração de festas são: junho, julho, agosto, setembro e dezembro. Portanto, a maioria dos eventos vão no acontecer no verão, especialmente os concertos ao ar livre, organizados nesse período para aproveitar o clima quente e os dias mais longos.
Depois do verão, dezembro é o mês com mais eventos e festas, pois essa é a época do Natal e do Ano Novo. Mas, vale lembrar que a Europa nesse momento está entrando nos meses de inverno, então você deve se preparar para o frio e para a neve, que cobre a Floresta Negra nessa época do ano.
Festivais Folclóricos: A Tradição em Festa
Os festivais folclóricos alemães são muito importantes para diferentes comunidades, especialmente na Floresta Negra, onde os festivais e eventos culturais na Floresta Negra representam a essência da cultura local, com trajes típicos, danças e culinária tradicional. Tanto na Floresta Negra, quanto em outros locais do país. Nesses momentos, os alemães relembram muito de sua tradição e celebram sua cultura, usando roupas típicas que podem variar conforme a região, celebrando com música, dança e culinária local.
Heimat- und Trachtenfeste (Festas de trajes tradicionais)
As Heimat- und Trachtenfeste são festivais tradicionais realizados na Alemanha que celebram a cultura local e os trajes típicos regionais, conhecidos como “Tracht”.
O Deutsches Trachtenfest, por exemplo, é um dos maiores festivais desse tipo no país, organizado pelo Deutscher Trachtenverband em parceria com associações locais e cidades anfitriãs.
Já o Schwarzwälder Trachtenumzug em Tiberg que mencionamos mais acima é um exemplo de Heimat- und Trachtenfeste que ocorre na Floresta Negra. Todos os anos, diversos clubes se reúnem para desfilar com trajes típicos da região, sendo o desfile o principal destaque da festa, que também tem um mercado de pulgas, carrossel infantil, e outras atrações.
Em 2025, as informações mais precisas sobre vários desses festivais ainda estão para ser divulgadas, mas tradicionalmente eles ocorrem em toda a Alemanha, em locais como Munique, Öhringen, Altenburg, Marburg, Wendlingen, Grömitz, entre outras cidades.
Para participar desses festivais, os interessados podem consultar o calendário de eventos disponibilizado pelo Deutscher Trachtenverband, que lista as datas e locais das próximas celebrações. Para informações específicas sobre festivais na Floresta Negra é recomendado acompanhar as datas divulgadas pela Trachtengau Schwarzwald e.V., uma associação que promove e preserva as tradições de trajes típicos na região.
Importante: alguns desses festivais, como o Heimat- und Trachtenfest des Amtes Burg (Festa da Pátria e dos Trajes Tradicionais do Distrito de Burg), tem regras para participantes, inclusive sobre número máximo de pessoas no evento. E você pode ser multado se descumprir alguma regra. Então, informe-se com antecedência sobre as regras do festival que pretende participar.
Rossfest em St. Märgen
O Rossfest, ou “Dia do Cavalo da Floresta Negra”, é um festival tradicional realizado a cada três anos no segundo domingo de setembro, em St. Märgen. É um dos mais emblemáticos eventos culturais tradicionais da Floresta Negra, realizado em homenagem aos cavalos Schwarzwälder Kaltblut, que são admirados por sua força e beleza.
O Rossfest acontece desde 1949 e foi realizado anualmente até 1953. Mas, o festival continuou a crescer em número de participantes e de cavalos. A última edição do festival foi realizada em 2022, nos campos esportivos e no Schwarzwald-/Weißtannenhalle, de sexta a domingo, no segundo final de semana de setembro, como é tradicionalmente realizado.
Fastnacht – Carnaval Suábio-Alemânico
O Fastnacht, também conhecido como Carnaval Suábio-Alemânico, é uma das celebrações culturais mais expressivas do sudoeste da Alemanha e da própria região da Floresta Negra, especialmente nas regiões de Baden-Württemberg, Mainz e Hesse. Durante a festa, ocorrem desfiles e reuniões onde personagens mascarados, como bobos, bruxas dançarinas e outras figuras folclóricas, animam as ruas e estabelecimentos locais, interagindo de forma lúdica com o público.
No Fastnacht máscaras entalhadas em madeira representando figuras tradicionais são utilizadas durante os cortejos. Um costume que remonta a práticas medievais destinadas a afastar os maus espíritos e os demônios do inverno.
As celebrações do Fastnacht, ocorrem entre janeiro e março, e vão até os dias finais que antecedem a Quaresma, terminando na quarta-feira de cinzas. Portanto, o evento também representa uma oportunidade para festejar antes do período de jejum da quaresma.
Burgfest em Hohenzollern
Durante o ano todo, o Castelo de Hohenzollern, que fica a aproximadamente 50 km de Estugarda e bem próxima da Floresta Negra, realiza diferentes eventos. Há opções de teatro ao ar livre, sessão de cinema no pátio do castelo, dia de experiência no castelo, desfile de cabras, dia das mulheres em Hohenzollern, e muitos outros eventos que você pode incluir no seu roteiro de viagem quando visitar a Floresta Negra na Alemanha.

O local também realiza diversos festivais medievais, onde é possível ver mais de perto a cultura da região, com culinária típica, trajes antigos, música, comprar produtos à venda nos mercados e outros destaques. São eventos ideais para famílias, onde é possível se divertir viajando com crianças.
Mercados Sazonais e Celebrações Religiosas
Na Floresta Negra, a Páscoa é celebrada com tradições encantadoras que unem a comunidade e trazem vida à região. Uma das práticas mais comuns é a fogueira de Páscoa, acesa no sábado anterior ao feriado, simbolizando luz e esperança. Além disso, muitas vilas decoram suas fontes com ovos coloridos e flores, criando um cenário colorido que representa a chegada da primavera
Outra atração especial são os mercados de Páscoa, onde os visitantes podem encontrar produtos regionais, artesanato e culinária regional. Um dos mercados de Páscoa mais tradicionais acontece na cidade de Gengenbach, onde é possível encontrar enfeites e decorações de Páscoa, além de produtos regionais, artigos artesanais e itens exclusivos.
Mercados de Natal (Weihnachtsmärkte)
No período natalino, os Weihnachtsmärkte (Mercados de Natal) transformam as cidades da Floresta Negra em cenários mágicos, reafirmando seu papel como centros de ricas manifestações culturais sazonais. Gengenbach, por exemplo, é conhecida por seu mercado de Natal que oferece artesanato regional e iguarias locais em barracas decoradas, criando uma atmosfera festiva e acolhedora.
Outro mercado muito conhecido é o mercado de Natal em Ravennaschlucht, situado em uma ravina sob um viaduto ferroviário de 40 metros de altura. Um espaço que oferece uma experiência única, combinando a beleza natural da região com a iluminação festiva e a arquitetura típica.
Mas, esses são apenas dois exemplos, pois há muitos mercados de natais por toda a Floresta Negra. E, em todos eles, os visitantes podem desfrutar de um ambiente natalino decorado e iluminado, provar comidas regionais e tomar vinho quente. Também são realizadas apresentações culturais.

Rotas de vinho e bolo Floresta Negra
A Floresta Negra também é famosa pelos seus pratos típicos e pela qualidade dos seus vinhos. Então, é claro que não faltam festivais gastronômicos e oportunidades para apreciar bons vinhos na região.
A Festa do Vinho de Ortenau, por exemplo, é uma celebração tradicional na região vinícola de Ortenau, situada entre o Reno e a Floresta Negra, no estado de Baden-Württemberg, Alemanha. Este evento ocorre todos os anos, oferecendo aos visitantes a oportunidade de degustar uma variedade de vinhos produzidos nas encostas da região, especialmente os renomados vinhos brancos feitos a partir da uva Riesling.
Nessas ocasiões, é possível degustar vinhos da região, enquanto se aprecia a paisagem do vinhedo, com vistas deslumbrantes. Cidades como Gengenbach, localizada em Ortenau, realizam sua tradicional festa do vinho e da cidade no terceiro fim de semana de setembro, atraindo entusiastas do vinho e turistas em busca de uma experiência autêntica
Rotas de vinho na Floresta Negra
A Floresta Negra também possui rotas de vinho, onde os visitantes podem desfrutar de paisagens únicas, percorrendo vinhedos e provando os vinhos produzidos ao longo da rota. Inaugurada em 1954, a rota de Baden, por exemplo, se estende por cerca de 400 km, atravessando nove sub-regiões vinícolas, desde o Lago de Constança até Tauberfranken.
Ao longo do percurso, é possível degustar vinhos renomados, como o Spätburgunder (Pinot Noir) e o Riesling, em vinícolas que combinam tradição e inovação, e conhecer diversos vilarejos charmosos.
Outra rota muito procurada é a Rota do Vinho de Ortenau, que se estende ao longo do rio Reno, oferecendo vistas panorâmicas dos vinhedos e oportunidades para degustações de vinhos locais.
Festival bolo da Floresta Negra
O festival Bolo da Floresta Negra é realizado a cada dois anos em Todtnauberg. Na ocasião, confeiteiros profissionais e amadores competem apresentando suas versões do famoso bolo Floresta Negra, que combina camadas de chocolate, chantilly, cerejas e kirsch (um destilado de cereja).

Os melhores ganham premiações, enquanto o melhor de todos, é eleito rei do Bolo da Floresta Negra. Ao final, os bolos são vendidos.
Experiências Culturais Autênticas
Ao visitar a Floresta Negra, você poderá ver muitas apresentações culturais autênticas, com danças e músicas típicas. Por exemplo, as danças tradicionais, executadas por grupos vestindo trajes típicos como o icônico Bollenhut, um chapéu adornado com pompons vermelhos ou pretos, indicando o estado civil das mulheres, adicionam um charme especial às festividades.
Além disso, há realmente uma boa variedade de trajes típicos na Floresta Negra, demonstrando a diversidade de expressões culturais presentes naquela região. Alguns trajes têm pompons coloridos, como os mencionados acima, outros levam altos chapéus de palha, também há adornos com flores e frutas, e outros tipos de adereços na cabeça.
Tradicionalmente, as mulheres usam vestidos com aventais e os homens trajes compostos normalmente por calças, camisas e coletes. Há também uma variedade de estampas e cores, com predomínio de combinações em preto e branco, e vermelho e branco. Mas, não é uma regra, depende da cidade, do vilarejo e da região.
Portanto, essa variedade de trajes e apresentações culturais pode confundir os visitantes, que podem acabar em uma festa “turistificada”, ou seja, um evento feito para turistas, e não em uma legítima festa tradicional da Floresta Negra, feita pela comunidade para a comunidade.
Para distinguir entre uma experiência cultural genuína e uma festa feita apenas para turísticas, é importante:
- Procurar saber quem organizou o evento, festas tradicionais normalmente são organizadas pela comunidade. Por exemplo, por clubes de trajes típicos e outras associações culturais locais da Floresta Negra;
- Verifique a regularidade do evento: os eventos na Floresta Negra ocorrem todos os anos, alguns com intervalos de 2 ou 3 anos, mas existem há um bom tempo, sendo executados seguindo as mesmas tradições em casa versão.
- Verifique a presença de trajes típicos e a realização de rituais históricos, pois eles são indicativos de uma celebração enraizada na tradição.
- Evite eventos muito comercializados, e se for necessário, peça informações a comunidade local ou ao seu guia de turismo.
Chapéu Bollenhut: um dos acessórios tradicionais mais conhecidos
O Bollenhut é um chapéu tradicional da Floresta Negra, caracterizado por seus pompons de lã, como mencionamos mais acima. Este acessório faz parte do traje típico feminino em três vilarejos protestantes: Gutach, Kirnbach e Hornberg-Reichenbach.
Trata-se de um chapéu de palha de aba larga que apresenta 14 pompons dispostos em forma de cruz. Tradicionalmente, mulheres solteiras usam pompons vermelhos, enquanto as casadas utilizam pompons pretos.

É muito comum ver esse chapéu em desfiles de trajes típicos na Floreta Negra, em outros eventos em que trajes típicos são utilizados. Para os visitantes que desejarem aprender mais sobre esse chapéu e outros trajes locais, o Museu dos Trajes da Floresta Negra em Haslach im Kinzigtal oferece exposições detalhadas.
Festivais alternativos e pouco conhecidos da floresta negra
Os festivais e eventos que você conferiu até aqui são os mais conhecidos da Floresta Negra. No entanto, a região tem muito a mais a oferecer, e alguns eventos menos conhecidos podem ser uma ótima escolha para incluir no seu roteiro de viagem. Afinal, também são eventos encantadores!
Zeller Keramikfest e a tradição da cerâmica
A Zeller Keramik Manufaktur é uma tradicional fábrica de cerâmica, localizada na cidade de Zell am Harmersbach, em 1794. Portanto, o local possui uma tradição de mais 200 anos na produção de cerâmica artesanal, sendo famosa na região por algumas peças únicas que produz.
Por exemplo, o icônico padrão “Hahn und Henne” (Galo e Galinha) impresso em canecas, criado em 1898 pelo mestre pintor Karl Schöner, tornou-se um símbolo distintivo da manufatura e da cidade. E todos os anos, a cidade celebra sua herança cerâmica através do o Töpfer- und Kunsthandwerkermarkt (Mercado de Cerâmica e Artesanato), realizado em novembro.
No evento ceramistas e artesões locais podem se inscrever para participar vendendo suas peças em estandes próprios, mas há um certo rigor nessa seleção, pois como os organizadores informam, o mercado é conhecido pelo padrão de qualidade elevado de suas peças.
Schluchseelauf e eventos esportivos
A Schluchseelauf é uma tradicional corrida realizada anualmente em torno do Lago Schluchsee, na Floresta Negra. Contando com décadas de existência, a primeira edição desse evento foi realizada em 1984, e desde então, o evento atrai corredores de todas as partes, com seu trajeto desafiador de aproximadamente 18,3 km que circunda o lago.
Realizada anualmente no mês de maio, a Schluchseelauf possui um trajeto que alterna entre altitudes de 920 metros, na região da Eisenbreche, e 1.000 metros, próximo à Kohlhütte, proporcionando aos participantes vitas panorâmicas da paisagem locais. E para quem se interessar, eventos complementares como caminhadas de 11 km e provas de Nordic Walking também são realizados no dia.
Lichterfeste – Festas da Luz
As festas das luzes são eventos noturnos, que contam com arranjos especiais de iluminação e outras atrações, como música ao ar livre. Elas podem acontecer no inverno ou no verão, dependendo do lugar. Esses eventos transformam parques e espaços públicos em cenários encantadores, onde milhares de luzes e lanternas criam atmosferas mágicas para moradores e visitantes.
Um dos exemplos mais conhecidos é o Lichterfest em Bad Liebenzell, realizado no Kurpark da cidade. Durante o evento, o parque é adornado com inúmeras luzes, oferecendo um ambiente festivo que atrai tanto locais quanto turistas.
Mas, esses eventos luminosos não se restringem a Floresta Negra. Por exemplo, outro festival de Luzes muito conhecido na Alemanha ocorre em Berlim desde 2025, iluminando marcos históricos da cidade com projeções artísticas e instalações luminosas.
Conheça a Floresta Negra com os nossos guias especializados
Fazer uma viagem para a Floresta Negra é uma experiência enriquecedora, especialmente quando se participa dos festivais e eventos culturais na Floresta Negra, repletos de cores, sons e sabores que proporcionam uma imersão única na cultura alemã. que proporcionam uma imersão única na cultura alemã. Cada festival, mercado, evento esportivo ou festivo, oferece uma experiência cultural única, e proporciona memórias incríveis.
Se você deseja uma experiência personalizada e livre de preocupações na Floresta Negra, estamos prontos para planejar o passeio dos seus sonhos, com um roteiro único para você experimentar seus eventos preferidos na Floresta Negra sem preocupações. Oferecemos serviços personalizados que atendem às suas necessidades específicas, garantindo uma viagem repleta de descobertas, conforto e segurança.
Nossos Serviços Incluem:
- Viagens Personalizadas e Privativas: Cuidamos de todos os detalhes da sua viagem, desde a chegada até a partida, proporcionando passeios guiados, experiências únicas e hospedagens selecionadas, tudo adaptado aos seus interesses e preferências.
- Guias Brasileiros na Alemanha: Nossa equipe é composta por guias experientes e fluentes em português, garantindo uma comunicação clara e uma compreensão profunda das atrações visitadas.
- Consultoria de Viagem: Oferecemos consultoria especializada para auxiliar no planejamento e organização da sua viagem, criando roteiros sob medida que atendem às suas expectativas e desejos.
Nosso objetivo é proporcionar uma viagem sem preocupações, onde cada momento seja uma descoberta encantadora, sempre com segurança e atenção aos detalhes. Queremos transformar seus sonhos em realidade, personalizando sua jornada e considerando quaisquer necessidades especiais que você possa ter.
Entre em contato: