Do blog

Gastronomia alemã: o famoso joelho de porco e suas variações

Refeição na Baviera com Schweinshaxe, bolinhos de massa e chucrute.

O joelho de porco é  um dos pratos mais tradicionais de origem alemã, que aguça o apetite de muitos dos visitantes do país em busca de saborear esta iguaria típica, especialmente na região da Baviera.

Diversas razões são apontadas para justificar o porquê da carne suína ser tão presente na culinária germânica.

Dentre elas, a existência de muitos bosques, e poucas áreas de pasto aberto, dificultava a criação de animais maiores como bois, assim como, o fato de da carne suína ser uma carne macia a tornaram tão popular entre o povo desta região. Outra razão apontada, uma corrente mais alinhada ao desenvolvimento sociológico, foi o fato dos povos tradicionais germânicos terem resistido à expansão romana com um certo êxito, o que os levou a resistir, também, à ideia romana de urbanização, agricultura e pecuária. 

O preço também desempenha papel essencial para a liderança da carne suína no mercado germânico, sendo significativamente mais barato que outras carnes, atrai o consumidor, além de claro, ser incrivelmente saborosa (razão que não há dúvidas)!

E quando o assunto é carne de porco na Alemanha, o famoso joelho de porco é o mais cotado! Sua característica é a grossa cama da de gordura que envolve a peça, e que durante o preparo, deixa a carne com um sabor maravilhoso e suculenta. Porém antes de  fazer seu pedido em um restaurante local, é necessário que saiba que há dois tipos diferentes: o Schweinshaxe e Eisbein.

Eisbein com batata e salada de repolho. Fonte: Wikipédia.

A diferença, basicamente, entre os dois é que o primeiro é assado e o segundo frito. 

O termo “Eisbein” é mais abrangente, e se refere a peça do joelho de porco, e também o nome que se dá ao prato quando é cozido. Porém quando a peça é preparada frita, chama-se de Schweinshaxe (em alguns lugares no Brasil usa-se o termo “à pururuca”para se referir a este modo de preparo).

Schweinshaxe, o joelho de porco frito.

Quanto aos acompanhamentos, geralmente temos a Kartoffelsalat (salada de batata) e Krautsalat (salada de repolho) de opção, os pratos costumam ser bem servidos, já que os pratos tradicionais possuam esta característica de virem fartos.

Em sua vinda à Alemanha, não deixe de experimentar esta delícia local alemã, encontrada em restaurantes em todo o país!

Inspire-se com o nosso blog

Lagos da Alemanha: Explorando a Beleza Natural da Alemanha com nossos passeios guiados em português

Índice

Eibsee
Lago de Constança (Bodensee)
Königssee
Walchensee
Chiemsee
Tegernsee

Lago Eibsee aos pés do Zugspitze

Localizado na Baviera, aos pés do Zugspitze, a montanha mais alta da Al […]

Lübeck e o Marzipã – A Rainha da Liga Hanseática

Lübeck é conhecida como a “Rainha da Liga Hanseática”, Patrimônio Mundial da UNESCO, deslumbra os visitantes com sua impressionante arquitetura gótica e suas ruas encantadoras que parecem […]